domingo, 30 de dezembro de 2012

religiosidade


Empédocles

Pintura medieval que representa o filósofo grego Empédocles e a ideia dos quatro elementos

Todos os santos


rostos medievais


Rei Artur


Igreja Medieval


Arte medieval



Arte medieval
Pintura medieval: pedagógica, religiosa
Durante a Idade Média a arte esteve predominantemente comprometida com o projeto de difusão e propaganda do Cristianismo europeu. Durante este período, visto que a vasta maioria dos camponeses era iletrada, as artes visuais eram o principal método para comunicar as ideias religiosas aos fiéis, juntamente da apresentação de sermões. A Igreja Católica era uma das poucas instituições ricas o suficiente para remunerar a obra dos artistas, e portanto a maior parte das obras eram de natureza religiosa (condicionando o que se conhece por arte sacra).
Desde a queda do Império Romano, muitas das técnicas artísticas desenvolvidas na Grécia Antiga foram perdidas, o que levou a pintura medieval a ser predominantemente bidimensional. Como não havia nenhuma noção de perspectiva na produção artística do período, as personagens retratadas eram pintadas maiores ou menores de acordo com sua importância e seu simbolismo e não de acordo com sua posição relativa à tela e ao olho do observador. Ao lado da pintura, a tapeçaria era a mais importante forma de arte medieval: as peças de tapeçaria eram elementos necessários para manter o calor interno dos castelos no inverno (os quais eram construídos predominantemente com pedra). A mais famosa tapeçaria medieval é o ciclo conhecido como A senhora e o unicórnio.
As duas principais manifestações arquitectónicas (principalmente relacionadas à construção de catedrais) eram o românico (até meados do século XII) e o gótico (de meados do século XII em diante). Apesar de ambas serem normalmente associadas a diferentes períodos históricos, elas nunca deixaram de ser construídas e eventualmente manifestavam-se paralelamente. Destaca-se também a formação das corporações de ofícios, especialmente durante o período do Renascimento comercial, reunindo artesãos que detinham o monopólio do conhecimento prático de determinado assunto.
Vale ressaltar que o povo durante a Idade Média não possuía o hábito da leitura, visto que eram poucos aqueles que tinham acesso à escrita e que podiam ler. Portanto, as artes visuais foram um dos principais meios encontrados pela Igreja Católica de passar para a sociedade os valores do cristianismo.
A maioria dos artistas medievais eram anónimos e o trabalho colectivo era bastante comum. Além disso, é difícil identificar artistas individuais no período.

astrólogos

Pintura medieval simbolizando a suposta influência astral.

apaixonados


Tempo livre


Músicos

cristãos e muçulmanos


A Lenda das Amendoeiras em Flor


A Lenda das Amendoeiras em Flor
Quando o rei Ibn-Almundim reinava em Chelb – Silves -, há muitos, muitos séculos, era conhecido por ser vitorioso e nunca ter conhecido a derrota.
De uma das suas vitórias avistou entre os prisioneiros uma bela mulher loira, de pele clara, olhos azuis e porte altivo, que dava pelo nome de Gilda e era a princesa do reino derrotado. O rei apaixonou-se pela bela princesa, deu-lhe liberdade e desposou-a.
Um dia a princesa, que até então era feliz, caiu em grande tristeza e adoeceu sem razão aparente. Um cativo das terras do Norte, do reino de onde era princesa, pediu para falar com o rei e explicou-lhe que Gilda sentia saudades do seu país branco e gelado pela neve.
Ibn-Almudim, sem saber o que fazer, pois não nevava no seu reino pensou em qual seria a solução para a tristeza da sua rainha. O rei mandou plantar amendoeiras por todo o seu reino e esperou que Gilda resistisse até à primavera.
Quando os pássaros e as brisas quentes chegaram pediu à princesa para chegar à janela do castelo e admirasse as pequenas flores brancas que povoavam as terras até perder de vista. A princesa soltou uma lágrima e despediu-se das saudades que sentia da neve branca do seu reino do Norte. E é por esta razão que existem amendoeiras no Algarve.

Loucura


gravura


gravura


Gravura


Palestrina - The song of the Songs

sábado, 15 de dezembro de 2012

Ce Diabolic Chant by The Medieval Ensemble of London.wmv

Machaut - Messe de Notre Dame (abbaye de Thoronet, Ens. G. Binchois, dir...

Alfonso X - Cantigas de Santa Maria - SEQUENTIA.wmv

Cantigas de Santa Maria N° 18: Por nos de dulta tirar

Cantiga 23 "Como Deus fez vynno d'agua"

MEDIEVAL (lista de reprodução)

Renantique - Cuncti simus concanentes - anon. séc. XIII-XIV, Libre Verme...

Greensleeves - Music Medieval (all Versions)

Estampies Royales s. XIII - HESPÈRION XXI & Jordi SAVALL.wmv

The Celtic Viol (Vol. 2) / Treble Viol & Lyra Viol, Airs and dances / J...

Jordi Savall- Les Voix Humaines(Bach,Abel,Forqueray,Marais,etc)

Middle age music (French)

Demons and Gods from the ancient world Full DOCUMENTARY

Medieval Europe: Religion In Medieval Europe

Christina: A Medieval Life

A las puertas del Infierno - El Documental Completo

Os Alquimistas Medievais (Completo)

DESVENDANDO O PENSAMENTO MEDIEVAL - parte 1

Great Battles - Agincourt - ©Discovery Knowledge

THE KINGDOM OF SOLOMON 2010 (FULL MOVIE) (ENG SUB) HISTORY Molke Soleima...

The Third Crusade: Saladin & Richard the Lionheart Documentary

Medieval Music

(7) Portugal Medieval - Vida Quotidiana nos Senhorios (Telescola) 1992 L...

Os cavaleiros na Idade Média - as justas

LA BIBLIOTECA DE ALEJANDRIA

Las cruzadas Cap 2

Las cruzadas Cap 1

La Edad Media - Fe, Ciencia y Magia

Medieval music - Walther von der Vogelweide : Palästinalied by Arany Zoltán

Authentic medieval music - A compilation

The Best Medieval Music

Middle age Music (Russian)

TROUBADOURS - trovadores occitanos - Clemencic Consort.avi