domingo, 30 de dezembro de 2012

A Lenda das Amendoeiras em Flor


A Lenda das Amendoeiras em Flor
Quando o rei Ibn-Almundim reinava em Chelb – Silves -, há muitos, muitos séculos, era conhecido por ser vitorioso e nunca ter conhecido a derrota.
De uma das suas vitórias avistou entre os prisioneiros uma bela mulher loira, de pele clara, olhos azuis e porte altivo, que dava pelo nome de Gilda e era a princesa do reino derrotado. O rei apaixonou-se pela bela princesa, deu-lhe liberdade e desposou-a.
Um dia a princesa, que até então era feliz, caiu em grande tristeza e adoeceu sem razão aparente. Um cativo das terras do Norte, do reino de onde era princesa, pediu para falar com o rei e explicou-lhe que Gilda sentia saudades do seu país branco e gelado pela neve.
Ibn-Almudim, sem saber o que fazer, pois não nevava no seu reino pensou em qual seria a solução para a tristeza da sua rainha. O rei mandou plantar amendoeiras por todo o seu reino e esperou que Gilda resistisse até à primavera.
Quando os pássaros e as brisas quentes chegaram pediu à princesa para chegar à janela do castelo e admirasse as pequenas flores brancas que povoavam as terras até perder de vista. A princesa soltou uma lágrima e despediu-se das saudades que sentia da neve branca do seu reino do Norte. E é por esta razão que existem amendoeiras no Algarve.

Sem comentários:

Enviar um comentário